Treze freguesias do concelho de Braga foram alvo de uma ação de limpeza, que permitiu recolher “1.312,08 toneladas de resíduos sólidos”, conforme indicam os serviços de comunicação municipais. A iniciativa chegou até às freguesias de Priscos, Tebosa, São Paio D’Arcos, Figueiredo, Tadim, São Vicente, Sequeira, Nogueira e Lamaçães, Mire de Tibães, Crespos, Sobreposta e Palmeira. A ação aconteceu no âmbito do Programa de Valorização Ambiental das Freguesias, promovido pelo município de Braga.
Altino Bessa, vereador do ambiente, alerta para a problemática da existência de lixeiras em diversos pontos do concelho, onde é possível encontrar “todo o tipo de resíduos, desde eletrodomésticos, pneus e colchões a entulho das obras, entre outros”. O edil explica que a deposição destes resíduos mostra “comportamentos errados que, além de prejudicarem a paisagem e o ambiente e representarem uma despesa para os contribuintes, levam outras pessoas a depositarem também o seu lixo, criando assim lixeiras de maiores dimensões”.
Segundo Altino Bessa, a ação de limpeza teve também como propósito “sensibilizar a população para a necessidade de adoção de práticas ambientais responsáveis e promover a educação ambiental das populações, principalmente dos adultos que, por via dos seus comportamentos, transmitem aos mais novos comportamentos errados”. O vereador sensibiliza os cidadãos para a necessidade de “cuidar da paisagem, do ambiente e da qualidade de vida no concelho”.