A agência das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) acaba de lançar um novo jogo digital no México, que tem como protagonista uma conhecida youtuber de 13 anos e visa ajudar as crianças a identificar os diferentes tipos de agressões, através das aventuras com monstros e personagens desafiadoras.
A violência contra crianças e adolescentes é uma triste realidade no México e o confinamento gerado pela pandemia contribuiu para piorar a situação. Para a criação do “Chuka”, a programadora, Elisa Navarro, apostou no desenvolvimento de ícones que encorajam os utilizadores a falar sobre a violência e a reconhecer as agressões verbais, físicas e psicológicas. Ao mesmo tempo, espera-se que os jogadores adquiram valores, como a igualdade, respeito e habilidades de pensamento crítico, capacidade de decisão e empatia.
Além deste videojogo, a UNODC está a investir também em plataformas digitais na Índia, para apoiar estudantes carenciados e professores na promoção do diálogo e da Agenda 2030, e no Senegal, através de programas educativos para tornar acessíveis as aulas a alunos afetados pelo encerramento das escolas.