Está disponível um novo livro que leva até aos leitores um conjunto de receitas que apelam à utilização da água da torneira para a confeção das refeições, e que tem em vista contribuir para a sustentabilidade ambiental, a economia circular e a utilização de produtos sazonais e locais.
Cátia Goarmon é a primeira chef portuguesa a aderir a esta coletânea de receitas, intitulada “A irresistível água da torneira”. A primeira edição tem como subtítulo “À mesa com Tia Cátia”, e apresenta 24 receitas da autoria desta profissional.
As receitas têm em vista o “recurso à água da torneira, um gesto tão simples que deve ser cada vez mais valorizado, promovendo a sustentabilidade e as boas práticas ecológicas, reduzindo a pegada ambiental”, explicam os serviços de comunicação do Grupo Águas de Portugal (Epal), entidade responsável pela iniciativa.
Além de receitas, o livro aborda a “reutilização da água na confeção das refeições”, assim como a possibilidade de “cozinhar sem desperdício, aproveitando e reaproveitando a água e os alimentos”. A publicação faz ainda referência ao consumo de produtos sazonais e locais, e à importância de “inventar e reinventar novas utilizações para os excedentes dos alimentos e praticar o desperdício zero”.
Os responsáveis pelo projeto destacam que a água da torneira em Portugal “é de excelente qualidade e pode ser consumida com toda a confiança”. A iniciativa conta com a parceira da “Semear”, um projeto de sustentabilidade e de inclusão social, que “forneceu alguns dos produtos hortícolas para a confeção” das receitas apresentadas. O livro pode ser consultado online.