As escolas que reciclarem a maior quantidade de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) no município da Praia da Vitória, nos Açores, vão ser premiadas. Tal irá acontecer no âmbito da iniciativa “A tua escola é a mais amarela?”, a qual pretende envolver a comunidade escolar na separação correta destas embalagens, que devem ser colocadas no ecoponto amarelo.
O concurso é direcionado a todas escolas do concelho e irá decorrer de 15 de janeiro a 31 de março. Tiago Ormonde, vereador daquela autarquia açoriana, destaca a “importância de sensibilizar e dar informação às crianças e jovens sobre a necessária separação de resíduos, para, desta forma, contribuirmos para uma reciclagem mais eficiente e eficaz, estando a contribuir para a sustentabilidade ambiental”.
A escola que alcançar a quantidade mais elevada de separação de ECAL, por aluno, será galardoada. As distinções variam entre 300 e 500 euros, atribuídos a três escolas, cada uma com prémios diferentes. A quantia ganha terá de ser gasta em “materiais sustentáveis para a escola, como equipamentos para hortas, doseadores de água ou ecopontos”, explicam os serviços de comunicação do município da Praia da Vitória. O concurso é promovido pela Empresa Municipal Praia Ambiente, em parceria com a Tetra Pak Portugal.