A Linha Universidade de Aveiro (LUA) presta apoio emocional desde 2009, mas recentemente, “devido ao contexto pandémico, foi necessário mudar e adaptar completamente os procedimentos”, e o “atendimento das chamadas foi melhorado e totalmente remodelado”, referem os serviços de comunicação da instituição de ensino superior.
De acordo com a Universidade de Aveiro (UA), as “necessidades de apoio emocional são cada vez mais sentidas e potenciadas” pelo atual contexto de pandemia. A instituição de ensino explica que o ano após ano, o projeto “vai-se continuamente renovando, sempre com novos voluntários que, após um período de formação e dotados das necessárias competências, prestam apoio emocional a todos aqueles que ligam para alinha de apoio”.
Do lado de lá do telefone, encontram-se diversos voluntários, os quais “oferecem uma escuta ativa e empática, ajudando na procura da solução mais adequada ao apelante”, refere a UA. A linha de apoio encontra-se sedeada nos Serviços de Ação Social da instituição, e o apoio prestado “baseia-se no modelo e princípios orientadores dos sistemas Nightline Universitários anglo-saxónicos, Samaritanos e Befrienders International, tendo, na Universidade de Aveiro, a coordenação científica da professora Anabela Pereira, mentora do projeto”.
A Linha Universidade de Aveiro encontra-se ativa em todos os dias úteis, entre as 21h00 e a 01h00, através do número gratuito 800 208 448. A linha “é anónima e confidencial”, assegura a UA. Aqueles que pretendam ligar para esta linha, ou que desejem ser voluntários neste serviço, podem consultar online mais detalhes sobre a LUA.