Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão estar em peregrinação pelas dioceses da Polónia entre este sábado, 21 de agosto, e o próximo dia 1 de setembro. Na Europa o transporte dos símbolos do evento religioso é feito numa carrinha onde se encontra representado o logotipo e o tema da JMJ, que vai concretizar-se em Lisboa, em 2023.
Antes da Polónia, os símbolos do evento juvenil estiveram em peregrinação por Angola, entre os passados dias 8 de julho e 17 de agosto. Segundo os serviços de comunicação do evento juvenil, o país africano despediu-se dos símbolos da jornada com “um grande espetáculo gospel seguido de Missa”, celebrada por Belmiro Chissengueti, bispo de Cabinda. A iniciativa levou “mais de 600 jovens angolanos” a candidatarem-se à próxima edição do evento.
Ainda este ano, esta iniciativa vai passar por dioceses de Espanha, nos próximos meses de setembro e outubro. A peregrinação pelas dioceses de Portugal terá início no próximo mês de novembro, chegando ao fim em julho de 2023. Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude são dois – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.