Aventino Matias Oliveira, sacerdote Missionário da Consolata, faleceu este sábado, 21 de agosto, no Centro Hospitalar de Leiria, aos 88 anos. Nascido a 24 de fevereiro de 1933, em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, o sacerdote “integrou o primeiro grupo a ingressar no seminário dos Missionários da Consolata, em Fátima”, conforme recorda a congregação religiosa, a propósito do falecimento do missionário, ordenado a 9 de fevereiro de 1957.
O sacerdote levou uma “vida pastoral missionária muito rica, especialmente nos Estados Unidos da América e Canadá, países onde foi um grande divulgador da mensagem de Fátima”, referem os missionários da Consolata, adiantando que “antes de adoecer”, o religioso “exercia um fecundo serviço de apostolado e animação missionária a partir da comunidade do Instituto Missionário da Consolata de Fátima, onde se encontrava desde 2007”. Em Fátima, o missionário dedicava-se especialmente ao “acolhimento e acompanhamento de peregrinos”, sendo também um colaborador permanente da revista ‘Fátima Missionária’, para onde escrevia a rubrica mensal ‘Vida com vida’.
Aventino Oliveira “tinha 68 anos de profissão religiosa e 64 anos de sacerdócio”. O corpo do missionário “vai estar em câmara ardente na capela dos Missionários da Consolata”, em Fátima, a partir das 15h00 deste domingo, 22 de agosto. A Missa Exequial terá lugar segunda-feira, 23 de agosto, às 10h00, na capela dos Missionários da Consolata, em Fátima. A celebração será seguida do cortejo fúnebre até ao cemitério de Fátima.