O ‘Projeto Akustica’, promovido pela diocese do Funchal, vai dinamizar “algumas atividades” que alertam para a “criação como casa-comum”, no âmbito do ‘Tempo da Criação’ que a Igreja Católica se encontra a vivenciar até ao próximo dia 4 de outubro. Em comunicado, a diocese do Funchal refere que irão ser dinamizados dois ‘sábados da Criação’, que dirigem o “olhar para a criação”, e que vão realizar-se “ao ar livre, em comunhão com a natureza”.
O primeiro ‘sábado da Criação’ vai consistir numa oração ecuménica, reunindo diversas confissões religiosas, a partir das 20h00 do dia 18 de setembro, no adro da Igreja de Santa Luzia, que apresenta uma vista para a cidade do Funchal. O segundo ‘sábado da Criação’ vai acontecer a 25 de setembro, entre as 09h00 e as 11h00. O dia será marcado por uma caminhada ecológica, com 1,7 quilómetros de distância, entre a Igreja de São Tiago Menor (Socorro) e a Praça do Mar. A iniciativa visa levar ao aprofundamento mensagem do Tempo da Criação, e será uma ocasião para a divulgação da petição ‘Planeta saudável, pessoas saudáveis’.
O ‘Tempo da Criação’ 2021 chegará ao fim com um ‘Rosário ecológico’, que terá lugar pelas 16h30 do dia 3 de outubro, no Convento das Clarissas, na Caldeira – Câmara de Lobos. A partir das 18h30 do dia seguinte, 4, vai realizar-se uma Eucaristia de São Francisco e bênção dos animais, no Convento de São Bernardino (Câmara de Lobos). O ‘Projeto Akustica’ consiste numa banda católica que evangeliza através da música.