A capital portuguesa conta agora com um novo mural de arte urbana, que pode ser visto numa empena voltada para a Biblioteca de Alcântara. O mural de grandes dimensões foi inaugurado esta semana, e tem como propósito de sensibilizar a população para a necessidade de proteger o Estuário do Tejo e a sua biodiversidade, particularmente os golfinhos comuns.
A obra incorpora um QR Code, que que revela os golfinhos no seu habitat natural, e mensagens relacionadas com a proteção desta espécie e alusivas. O mural é da autoria do artista Edis One, que tem recorrido à arte urbana para alertar para a preservação de espécies através da série “Extinction”, e surge no contexto do movimento #probablybetternow da Associação Natureza Portugal (ANP|WW) e da Carlsberg.
Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem fomentar uma mudança na sociedade que contribua para a conservação da natureza, especialmente dos ecossistemas marinhos e da sua biodiversidade. O movimento #probablybetternow, no qual se insere este mural, ganha forma através de uma plataforma onde são reveladas ações de voluntariado e um estudo científico que deverá dar origem a recomendações para melhorar a conservação do Estuário do Tejo e das suas espécies. A criatividade e experiência imersiva associadas ao mural foram desenvolvidas pela Akt Creative.