Aquela que é conhecida como a “Coroa preciosa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima” vai estar pela primeira vez em exposição na Igreja de São Roque, em Lisboa, entre as 12h00 desta quinta-feira, 7 de outubro, e as 18h00 do dia seguinte, 8.
A exposição da coroa vai acontecer no âmbito da 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea, e será uma “oportunidade para fazer memória de uma peça de joalharia dos anos 40 do século XX cuja relevância extravasa o valor artístico e patrimonial”, destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
A coroa que ficará em exposição “é colocada na imagem que se venera na Capelinha das Aparições” nos “dias solenes”, recorda o santuário da Cova da Iria, lembrando que esta joia conta com a presença da bala que atingiu João Paulo II em 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
A deslocação da coroa será marcada por um programa pastoral que terá lugar nesta quinta-feira e que prevê a realização de uma Eucaristia, às 12h30, na Igreja de São Roque. A presidir à celebração vai estar Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima.
Entre as 18h00 e as 20h00 vai decorrer um colóquio, com a participação de Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário, Rui Galopim de Carvalho, gemólogo, Jorge Leitão, joalheiro, Aura Miguel, jornalista, António Filipe Pimentel, diretor do Museu da Gulbenkian, e Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima. À noite será celebrada uma vigília de oração e no dia seguinte, 8, às 12h00, terá lugar uma segunda Eucaristia. Segundo o santuário mariano, “para a deslocação foi cumprido um protocolo estrito de segurança”.