A última grande peregrinação do ano à Cova da Iria tem início esta terça-feira, 12 de outubro. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, “no interior do recinto existirão acolhedores que ajudarão a assembleia a posicionar-se de forma a que sejam respeitadas as distâncias necessárias sobretudo entre pessoas que não pertençam ao mesmo agregado”.
O acompanhamento do acesso ao recinto de oração será feito a partir das 19h30 desta terça-feira, 12, e a partir das 07h30 do dia seguinte, 13. De acordo com o templo da Cova da Iria, “nesta data, a participação dos peregrinos já poderá ser feita sem outros constrangimentos, como sublinhou o reitor, padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem partilhada com todos os fiéis no passado dia 30 de setembro”.
Nas palavras dirigidas aos peregrinos, o sacerdote afirmava então que esta nova fase se revela como uma “oportunidade” depois de “um ano e meio depois de tantas privações e sacrifícios em nome da nossa saúde e do amor ao próximo”, cabendo agora “a cada um de nós a responsabilidade de garantir uma transição serena e progressiva para a normalidade”.
“Deixamos um convite renovado para que venham à Cova da Iria, com a mesma responsabilidade com que nos habituaram durante este tempo de pandemia, mas sem outros constrangimentos, que não sejam de novo a proteção individual e a proteção ao próximo, como o uso da máscara e o distanciamento necessário”, disse Carlos Cabecinhas na sua mensagem aos peregrinos.
A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro a Fátima tem início pelas 21h30 desta terça-feira, 12 de outubro, com a recitação do terço internacional, na Capelinha das Aparições. Seguir-se-á a procissão das velas e a celebração no altar do recinto de oração. O programa do dia seguinte, 13, terá início pelas 09h00, com a recitação do terço internacional na Capelinha das Aparições. Às 10h00 iniciará a Eucaristia internacional, contemplando a habitual palavra ao doente e a procissão do adeus.
Todas as cerimónias poderão ser acompanhadas através do website do Santuário de Fátima, assim como na Rádio e TV Canção Nova. As celebrações poderão ainda ser vistas no MeoKanal – 707070. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, a procissão das velas e a Missa internacional poderão ainda ser acompanhadas através na RTP e da TVI.