A oitava edição da campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira, 13 de dezembro, e prolonga-se até ao dia 21 seguinte, nas farmácias aderentes de Portugal continental e ilhas. No âmbito desta ação, os clientes das farmácias vão poder doar o troco das suas comprar ao fundo ‘abem:’, que consiste numa rede solidária de medicamentos.
O valor reunido no decorrer da campanha “será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas abrangidas pelo ‘Programa abem: Rede Solidária do Medicamento’”, referem os promotores da ação, em comunicado, adiantando que este projeto permite o acesso a medicamentos prescritos a “quem não tem capacidade financeira para os adquirir”. Através da iniciativa foram já apoiadas “mais de 24.000 pessoas”.
Maria de Belém Roseira, associada fundadora do ‘Programa abem:’, promovido pela Associação Dignitude, destaca a importância da iniciativa. “Os medicamentos são um bem essencial. Permitem-nos fazer face a diversos problemas de saúde e contribuem para uma maior qualidade de vida. O não acesso à medicação põe em causa a saúde das pessoas, situação que pode tornar-se mais grave quando se trata de crianças e doentes crónicos. Esta realidade impulsiona-nos a agir, pois não conseguimos aceitar o facto de existirem famílias que não tomam os medicamentos que lhes são indispensáveis por carência económica.”