O espetáculo “Diferente-Mente” vai levar ao palco do Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, e ao Auditório Duval Pestana, em Lagos, as performances – “Ser Diferente-Mente” e “Viram a Ana?”. Ambas são dedicadas a artistas com deficiência, e vão realizar-se dias 14 e 15 de janeiro, às 19h00, por iniciativa das associações Artis XXI e Questão Repetida.
“’Diferente-Mente’ foi desenhado por artistas locais e prioriza a sua participação, contribuindo para a fixação de artistas na região, assumindo-se ainda como uma forma de promover atividades culturais durante a época de turismo sazonal média/baixa. O projeto pretende criar espaço para reflexão sobre de que forma a nossa sociedade, atenta e preocupada, olha a inclusão e de que forma esta se manifesta na comunidade artística. ‘Diferente-Mente’ assinala ainda a estreia da D’Algibeira Companhia”, referem os organizadores do evento.
Por sua vez, a performance “Viram a Ana?” baseia-se no livro homónimo de Susanna Matiangeli-Chiara Carrer. Elsa Mathei, diretora executiva do espétaculo ‘Diferente-Mente’, destaca da importância da iniciativa. “A criação deste projeto teve como objetivo fomentar a reflexão enquanto fazemos arte, movidos pela necessidade de alertar para a situação profissional dos artistas com deficiência e a urgência de criar experiências artísticas no seio da comunidade escolar inclusiva. Queremos também trazer as artes para nossas escolas públicas e permitir que os alunos com deficiência se expressem e beneficiem da alegria incomensurável que as artes podem proporcionar. Queremos colmatar a falta de oportunidades profissionais e de espaços de atuação acessíveis que são essenciais para promover a inclusão dos profissionais com deficiência nas artes cénicas”, salienta a responsável.