Quarenta e cinco estudantes da “sétima classe das escolas primárias do bairro de Mahate, em Pemba (Moçambique), receberam uma bicicleta”, informa a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, presente no terreno.
A iniciativa foi promovida pelo projeto ‘Karibu – Reintegração escolar de crianças deslocadas’, e contou com o apoio da instituição de caridade Mozambikes, que tem como propósito “melhorar os rendimentos das populações, o acesso à educação, saúde, agricultura e emprego em Moçambique através do uso de bicicletas”. Os velocípedes foram entregues com base no “mérito das boas médias destes alunos”,
A iniciativa é um incentivo para os alunos “continuarem os seus estudos no ensino secundário”. “Com este apoio, será mais fácil chegar à escola secundária pública mais próxima, que fica a cerca de cinco quilómetros de distância, ou seja, a cerca de um hora de caminho a pé para cada lado”, explica a Helpo.
Segundo a ONGD portuguesa, “muitos foram os sorrisos partilhados, tanto na entrega, quanto no dia em que receberam a notícia de que iriam receber este prémio”. “Obrigado Mozambikes por mais uma vez nos permitir fazer a diferença e encurtar os desafios”, refere o organismo português, promotor do projeto ‘Karibu’, que significa “bem-vindos”, em língua portuguesa.