A tempestade tropical Ana está a causar chuvas e ventos fortes em Moçambique. Pelo menos 600 mil pessoas deverão ser afetadas pelo fenómeno no norte e centro do país, ao longo dos próximos dias, de acordo com as previsões das autoridades.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais da metade das vítimas deverão ser crianças, e há a preocupação de que os danos causados possam afetar escolas e centros de saúde. Com o objetivo de atenuar os efeitos da catástrofe, a agência das Nações Unidas transportou para as regiões atingidas pela tempestade alimentos e kits médicos e de purificação de água.
Perante esta situação, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) também já afirmou estar disponível para dar uma resposta às necessidades das vítimas. Na vizinha ilha de Madagáscar, as fortes chuvas já provocaram cheias, deslizamentos de terras e a morte de pelo menos 34 pessoas. Segundo os serviços de comunicação das Nações Unidas, a comunidade humanitária “destaca haver mais de 62 mil afetados, incluindo mais de 35 mil deslocados”.