Ao longo de 2022, vão ser plantadas em Portugal 110 mil árvores. Entre as espécies que vão crescer nas florestas do território português estão o pinheiro manso, o medronheiro e o carvalho alvarinho. Através desta iniciativa pretende-se superar a problemática da desflorestação.
A ação de plantação acontece no contexto da ‘Free trees for Portugal’ (Árvores livres para Portugal, em tradução livre), uma iniciativa desenvolvida em solo português, que tem como propósito plantar cada vez mais árvores endémicas e motivar a população a proteger as florestas a nível ambiental, social e económico.
A plantação vai ser concretizada pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Gone West. As duas associações têm como propósito superar os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, promover florestas mais resistentes a fogos florestais, proteger a vida selvagem e motivar a participação da população local. As pessoas interessas em contribuir para esta causa podem fazer a sua inscrição online.