A entrada num novo ano, após um período de festas, é uma ocasião de balanço. Às ‘portas’ de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra vem agora comunicar que “graças à solidariedade de centenas de pessoas, paróquias, empresas e outras entidades”, conseguiu fazer a “diferença na vida de 710 pessoas, das quais 376 crianças, proporcionando-lhes um Natal mais digno e recheado”.
Pequenos produtores das paróquias da diocese de Coimbra e fornecedores da Cáritas de Coimbra ofereceram “mais de duas toneladas de produtos hortícolas e frutas da época”. Estes bens “serviram para rechear os cabazes e proporcionar acompanhamentos para a ceia natalícia”, refere a organização da Igreja Católica.
A Cáritas recebeu ainda “cerca de 7.300 unidades de bens alimentares, produtos de higiene e brinquedos”, que foram encaminhados para “muitas famílias” que recorrem ao Centro de Apoio Social (CAS), uma resposta da Cáritas de Coimbra e promotora da iniciativa “Natal solidário”. A Cáritas recebeu ainda “1.905 euros em vales de compras ou em valor monetário e que permitiram adquirir alguns bens em falta, necessários para rechear os cabazes de Natal”.
“No total foram entregues 203 cabazes às famílias em situação de emergência social ou económica e que puderam ter um Natal semelhante ao de tantas outras famílias de norte a sul de Portugal. Às crianças foram também oferecidos presentes adequados às suas idades”, destaca a organização. A Cáritas Diocesana de Coimbra manifesta o seu “profundo agradecimento a todos os que fizeram a diferença durante o mês de dezembro, reconhecendo todo o esforço e empenho dedicado à campanha ‘Natal solidário’”.