A Direção Geral do Instituto Missionário da Consolata (IMC) encontra-se a realizar uma visita canónica a todas comunidades da congregação religiosa, presente em seis pontos do território português, nomeadamente Lisboa, Cacém, Bairro do Zambujal (Amadora), Fátima, Águas Santas e Braga.
Os Missionários da Consolata em Portugal explicam que uma visita canónica “tem como finalidade renovar o sentido e a qualidade da vida consagrada e da identidade carismática dos missionários e respetivas comunidades. É ocasião de encontro, revisão, análise dos problemas, momento de reflexão e de renovação. Cada missionário, cada comunidade e cada circunscrição vivem esta visita canónica como um momento de partilha da vida, das atividades e dos caminhos da missão, agradecendo ao Senhor pelo bem feito, com a sua graça e a generosidade dos missionários, e para empreender novas iniciativas e dinâmicas destinadas a melhorar os aspetos mais fracos”.
As visitas estão a ser realizadas por Stefano Camerlengo, superior geral do IMC, Ugo Pozzolo, vice-superior da Região Europa, James Lengarin, vice-superior geral, e Gianni Treglia, superior da região Europa, e acontecem na sequência das deslocações já realizadas às demais circunscrições da Região Europa, a qual integra também Espanha, Itália e Polónia. O fim desta visita à Região Europa deverá coincidir com a realização da Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima, prevista para o próximo sábado, 19 de fevereiro.