O aniversário da morte de José Allamano, beato e fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, é celebrado esta semana. Por esta ocasião, os Missionários da Consolata reuniram-se em Fátima esta quarta-feira, 16 de fevereiro, data da morte de Allamano.
O encontro contou com a participação de Stefano Camerlengo, superior geral da congregação, e de Gianni Treglia, superior da Região Europa. Estiveram também presentes todos os membros das duas direções – Geral e Regional – do Instituto Missionário da Consolata.
De acordo com a congregação religiosa, este “foi um dia de encontros sobre assuntos que marcam a agenda deste instituto missionário”, e que deu por concluída a “visita canónica aos missionários e comunidades da Região Europa”. O dia foi “também de oração e celebração da festa” do beato José Allamano, através da “Eucaristia solene, celebrada na capela do antigo Seminário da Consolata”, e da recitação do terço, na Capelinha das Aparições.
A festa do beato José Allamano prossegue no próximo sábado, 19 de fevereiro, com a 32ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima. O encontro vai decorrer entre as 09h00 e as 16h00, com o tema “Atreve-te a arriscar a vida”. A jornada será sobretudo dinamizada pelos mais novos, reunindo um número mais reduzido de pessoas em comparação aos anos anteriores, como medida de contenção da covid-19.