“Atreve-te a arriscar a vida” – É este o tema da 32ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima que está a decorrer ao longo deste sábado, 19 de fevereiro. Após a saudação aos participantes proferida por Giovanni Treglia, superior provincial dos Missionários da Consolata, teve lugar a via-sacra missionária, em frente ao Seminário da Consolata.
Este exercício espiritual foi encenado por um vasto grupo de adolescentes e jovens, provenientes de Ribeirão, que envergaram vestes e adereços, de forma a retratar os últimos momentos da vida de Cristo na terra. O grupo já participa habitualmente na encenação da via-sacra missionária, sendo já conhecido pelos peregrinos que normalmente participam nesta jornada, e que veem as representações destes jovens sempre com um renovado entusiasmo e alegria.
A via-sacra foi uma ocasião para fazer alusão a vários dramas vividos no mundo, nomeadamente, as “’falsas notícias’ que ameaçam a segurança mundial, porque podem chegar a pôr em causa a paz e estabilidade das relações entre povos e culturas”. Foram também lembradas as “milhares de crianças escravas na apanha do cacau, na confeção de artigos de desporto, no tráfico de diamantes e outros minerais”, assim como os menores “forçados a usar armas em conflitos armados de vários países”.
Estiveram ainda presentes os atuais “escravos modernos”, isto é, “homens e mulheres explorados pelo capitalismo opressivo e desumano, condenados a ritmos frenéticos de vida e relações, a salários e condições de trabalho miseráveis, roubados da sua dignidade humana”. A Peregrinação da Família da Consolata prossegue esta tarde, com a Eucaristia no Santuário de Fátima, que poderá ser acompanhada através da televisão Canção Nova, e dos sites da Consolata, a partir das 16h00.