Uma procissão de velas pela paz na Ucrânia decorre este domingo, 27 de fevereiro. A procissão terá início pelas 18h00, junto à Igreja Paroquial de Fátima, e terminará nos Valinhos, junto ao monumento que recorda a quarta vez que os três pastorinhos viram Nossa Senhora de Fátima.
As pessoas que quiserem participar são convidadas a levar a uma vela consigo. A iniciativa é dinamizada por um grupo de pessoas amigas da paróquia de Fátima, que “habitualmente se junta para conviver e para rezar”, lê-se em comunicado. “O motivo que os congrega é a oração pela paz na Ucrânia”, indica o documento.
Esta iniciativa soma-se a outras idênticas, que estão atualmente a decorrer em diversos pontos do globo. Segundo os organizadores desta ação em Fátima, a procissão é uma “resposta aos apelos lançados pelo Santo Padre e também, no caso da diocese de Leiria-Fátima, pelo administrador apostólico”.
“Deste santuário da paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia”, apelou o cardeal António Marto, numa celebração a que presidiu no Santuário de Fátima.