Este ano é celebrado mais um centenário em Fátima. Tratam-se dos 100 anos do “Voz da Fátima”, o jornal oficial do Santuário de Fátima, que nasceu em outubro de 1922. Para assinalar esta data, foi criada uma exposição ao ar livre, apresentada sob a forma de 24 painéis, expostos nas alamedas do recinto de oração do Santuário de Fátima, ao longo deste ano pastoral.
Com o nome “Voz da Fátima – Primeiras páginas”, a exposição mural mostra o ‘rosto’ deste jornal mensal. Voltadas para o interior do recinto ficam as primeiras páginas do primeiro ano de edição, e “no verso estão as páginas que ao longo deste século marcaram a vida de Fátima”, explica Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, citado pelos serviços de comunicação da instituição.
O responsável destaca que a acompanhar as páginas surgem várias curiosidades sobre o jornal, assim como um código QR que, através de uma aplicação no telemóvel, permite aos visitantes “ter acesso a todo o conteúdo do jornal, cuja primeira página estão a ver”. Segundo Marco Daniel Duarte, esta é uma forma dos peregrinos levarem para casa “uma extensão da exposição”.
Texto: Juliana Batista