Conferência Episcopal de angola e São Tomé anunciou a nomeação do novo bispo de São Tomé e de um novo prelado coadjutor para o Uíge, angola.
Conferência Episcopal de angola e São Tomé anunciou a nomeação do novo bispo de São Tomé e de um novo prelado coadjutor para o Uíge, angola. O padre português Manuel Mendes dos Santos, actual Supervisor Provincial dos Missionários Claretianos foi nomeado bispo de São Tomé e Príncipe.
a Conferência Episcopal de angola e São Tomé (CEaST) anunciou, hoje, 1 de Dezembro, a nomeação do padre Emílio Sumbelelo para o cargo de Bispo Coadjutor da Diocese do Uíge, no norte de angola.
O novo prelado de São Tomé e Príncipe nasceu a 20 de Março de 1960 em Castro d’ aire. Frequentou o Seminário Menor de Lamego e o Seminário Claretiano dos Carvalhos, em Gaia. Foi ordenado sacerdote a 13 de Junho de 1985. Teve a sua primeira experiência missionária em São omé e Príncipe entre 1994 e 1995.
O novo bispo coadjutor da diocese angolana nasceu a 5 de Março de 1964, no Cubal, província angolana de Benguela. Frequentou o Seminário do Bom Pastor de Benguela e o Seminário de Cristo Rei, no Huambo.
Foi ordenado sacerdote em Benguela, a 4 de agosto de 1991. Doutorou-se este ano em Direito Canónico, em Roma.