Com o objetivo de colocar um fim ao preconceito, ao medo e à baixa autoestima que fazem com que os homens vítimas de violência doméstica não denunciem esta situação, foi lançada uma nova campanha. A ação de sensibilização tem como mote “Falar é sinal de força”, e a sua hastag é –“Vamos mudar a conversa”.
Numa das imagens da campanha, que também conta com um vídeo, surge a fotografia de um homem, juntamente com a frase – “Passo a vida a ouvir que não presto para nada.” Através desta iniciativa pretende-se “alertar para esta realidade e dizer aos homens que falar sobre o tema, e assumirem que são vítimas, é um sinal de força e não de fraqueza”, referem os serviços de comunicação da APAV.
De acordo com este organismo português, “em 2020, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima recebeu um total de 1.627 casos de homens vítimas de violência doméstica, número que tem vindo a crescer de ano para ano”. Perante o preconceito, medo e baixa autoestima que existem associados a esta situação, a APAV acredita que os “números reais serão muito superiores aos casos identificados”.
No âmbito do lançamento desta campanha, a APAV apela para que as pessoas vítimas de crime ou violência contactem a Linha de Apoio à Vítima da associação, que está disponível nos dias úteis das 08h00 às 22h00, através do número 116 006. A campanha é lançada pela APAV, em parceria com a agência Pepper.