Quatro viaturas repletas de bens para ajudar o povo ucraniano partiram de Fátima esta sexta-feira, 11 de março. A iniciativa tem como mote “Missão Ucrânia 2022”, é suportada pela Associação de Voluntários de São Jorge, e parte rumo “às fronteiras da Ucrânia com a Polónia e a Roménia”, explica Zulmira Reis, cujo marido e filho integram esta ação. “Partem voluntários de norte a sul de Portugal, incluindo mais pessoas de Fátima, entre os quais alguns ucranianos que vivem aqui em Fátima e o nosso presidente da junta de freguesia – Humberto Figueira”, indica Zulmira, através das redes sociais.
“São cerca de 25 carrinhas de três, sete e nove lugares, e um autocarro, que irão levar material necessário e trazer quem quiser vir para Portugal. Do material destaco medicamentos, material médico, mantas, agasalhos quentes, lanternas, fraldas, produtos de higiene e alimentos. É uma operação que tem uma grande logística”, descreve Zulmira.
“Mendigaram a nossa ajuda”
Dois voluntários ligados a esta iniciativa já se deslocaram à Polónia, com o propósito de “coordenar as operações das pessoas que querem” ir para Portugal. “Muitas não quiseram esperar pois tinham possibilidades de se deslocar para outros países, e outras quiseram a nossa ajuda. Mendigaram a nossa ajuda e já se estão a deslocar para as fronteiras e a aguardar pelos que vão em seu socorro. Muitos dos que vêm já possuem família em Portugal e, assim, têm assegurado o acolhimento, mas há quem não tenha e precise de uma casa, de um quarto para ficar… Também esta tarefa está a ser realizada pela equipa de voluntários”.
“Todos contam! Cada um apoia o outro: os ucranianos que traduzem os documentos, que fazem a ponte com quem está na Ucrânia e quer vir, os portugueses que dinamizam o processo. Cada voluntário que vai paga as suas despesas e colabora nas despesas da viatura em que vai. Neste momento, todos os donativos são bem-vindos para custear as despesas associadas à viagem de regresso destas famílias incompletas e aterrorizadas pela guerra. Juntos somos mais fortes”, realça Zulmira. A “Missão Ucrânia 2022” pode ser acompanhada à distância, através das redes sociais.