Dezenas de crianças e adolescentes da região de Fátima, com idades compreendidas entre os cinco e os 16 anos, estão este sábado, 12 de março, a participar em mais uma edição da iniciativa “Wknd com Jesus”, que tem como tema “Vamos semear a paz!”, no contexto da recente guerra na Ucrânia.
Após momentos lúdicos, os elementos da equipa organizadora da iniciativa introduziram a temática que será o ponto de partida para todas as atividades que vão realizar-se ao longo do dia. A guerra, a paz e a solidariedade foram assuntos abordados pelos mais novos e pela equipa organizadora.
“A guerra começou no coração de alguém. Alguém em guerra consigo próprio, depois com as pessoas à sua volta, e depois com um país, podendo até envolver vários países e o mundo. Mas a paz também começa no coração. É preciso olharmos para o nosso coração”, demonstrou aos mais novos Ana Ferreira, da equipa de organização do encontro.
As crianças propuseram depois um conjunto de ações a tomar face à atual guerra na Europa, como por exemplo, “ir para as fronteiras do país em guerra para ajudar os ucranianos”, mas também ações concretas que podem praticar diariamente como “fazer o bem, pedir desculpa, perdoar e não difamar”.
A partir dos exemplos dos mais novos, Nuno Prazeres, outro dos elementos da equipa organizadora da iniciativa, deixou mais elementos para a reflexão dos participantes. “Tal como a semente é muito frágil, a paz também é muito frágil. A paz no coração de cada pessoa tem de ser alimentada. As plantas são também um símbolo da paz. Ao plantarmos estamos em comunhão com os que sofrem por causa da guerra”. A partir desta reflexão, os mais novos envolveram-se na pintura de vasos de plantas, que ficarão expostos junto ao Consolata Museu, um espaço museológico dos Missionários da Consolata. Ainda este sábado, os mais novos vão envolver-se em diversos momentos lúdicos, cantar e rezar pela paz, e escrever orações pelo fim da guerra na Ucrânia.