Foto: Santuário de Fátima

A imagem peregrina número 13 de Nossa Senhora de Fátima está a caminho da Ucrânia, depois de Ihor Vozniak, arcebispo metropolita greco-católico de Lviv, ter efetuado um requerimento formal ao Santuário de Fátima, apelando o envio da imagem “para que possamos rezar, pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”.

A imagem partirá de Lisboa para Varsóvia, na Polónia, onde será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv. “Permanecerá durante um mês na Ucrânia”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, adiantando que esta se trata de uma réplica da imagem número um, criada em consonância com as indicações da irmã Lúcia de Jesus.

Antes da partida da imagem teve lugar uma celebração de envio na Capelinha das Aparições, na manhã de segunda-feira, 14 de março. Na cerimónia, Joaquim Ganhão, sacerdote e diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, deixou palavras de apelo à paz. “É preciso abrir as portas, e reconhecer que o outro não é nosso inimigo, não é nosso rival, é nosso irmão, com quem temos de construir a história, contruir a paz, e é um trabalho exigente”, disse o responsável, citado pela sala de imprensa do templo mariano.