A Rússia e a Ucrânia vão ser consagradas ao Imaculado Coração de Maria esta sexta-feira, 25 de março, a pedido do Santo Padre. Tal acontece na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, na madrugada do passado dia 24 de fevereiro.
O Papa Francisco vai presidir ao ato de consagração no Vaticano, em ligação a Fátima. No Vaticano, a cerimónia terá lugar na Basílica de São Pedro às 17h00 (menos uma hora em Lisboa), e vai decorrer durante a tradicional celebração penitencial de Quaresma a que o Papa Francisco preside.
A consagração vai realizar-se, simultaneamente, no Santuário de Fátima, onde Konrad Krajewski, cardeal e esmoler pontifício, vai presidir à recitação do terço, na Capelinha das Aparições, a partir das 16h00, na qualidade de enviado do Santo Padre, e “acompanhado dos bispos portugueses”, refere o Santuário de Fátima.
Presidente da República desloca-se à Cova da Iria
Em Fátima, a cerimónia vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal. “Irei à consagração em Fátima, feita em simultâneo com a consagração pelo Papa Francisco, a meio da tarde. É, no fundo, uma consagração pela paz e um apelo à paz universal”, disse Marcelo, adiantando que “o corpo diplomático também foi todo ele convidado”. As declarações do chefe de Estado português foram proferidas na última quinta-feira, 24 de março, na sua chegada à Reitoria da Universidade de Lisboa, para intervir no colóquio “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de abril”.
O texto do ato de consagração que vai ligar o Vaticano e Fátima foi já disponibilizado online pela Santa Sé, em dez idiomas, incluindo o russo e o ucraniano. Este momento poderá ser acompanhado em direto, através dos meios de comunicação digital do Santuário de Fátima – o seu website, o canal no youtube, ou página templo mariano na rede social facebook.