a falta de serviços e a confiança que o povo detém nos métodos tradicionais contribui para um número elevado de mortes entre as crianças. Os centros de saúde não estão ao alcançe de muitos.
a falta de serviços e a confiança que o povo detém nos métodos tradicionais contribui para um número elevado de mortes entre as crianças. Os centros de saúde não estão ao alcançe de muitos. Perto de 50 por cento das crianças que vivem em Xá Muteba, na região de Lunda Norte, não chegam a completar os cinco anos de idade. Estes dados foram lançados por Médicos Sem Fronteira holandeses, durante um workshop sobre os direitos humanos e pobreza, de acordo com o que divulga o jornal apostolado.
a avaliação realizada no mês de abril e Maio, revelou que, nos primeiros quatro meses de 2006, morreram 453 crianças em mil, antes dos cinco anos.
a malária é a grande responsável pela elevada taxa de mortalidade infantil. Muitos doentes vivem longe dos centros de saúde. Não têm meios para se dirigirem até eles. O mesmo sucede com as mulheres grávidas que não se fazem acompanhar durante a gravidez ou quando estão doentes.
a ausência de serviços nas áreas rurais, a escassez de medicamentos e de pessoal médico, assim como a falta de informação do povo, no que respeita à área da saúde, são causas impulsionadoras da situação.
Segundo o mesmo estudo, o aumento da rede sanitária de saúde e acções de sensibilização da população, em relação à saúde, são medidas a tomar.