A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi apresentada na tarde de último domingo, 3 de abril, no Centro Pastoral Paulo VI, no contexto de mais uma edição da Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima à Cova da Iria. O espetáculo contemplou momentos de teatro, dança, música ao vivo e diversos testemunhos.
Estiveram sempre presentes o humor, a alegria, a boa disposição e a energia que caracteriza os mais jovens. Ao longo da tarde foi possível escutar o hino da primeira JMJ, e um vasto conjunto de detalhes sobre a jornada que está prestes a realizar-se em Portugal, nomeadamente a sua data, local, logotipo, tema e hino.
Foi mostrado que cada pessoa pode abrir as portas das suas casas aos jovens peregrinos, mas que podem ser também voluntários neste grande evento juvenil que vai levar o Papa a Lisboa e a Fátima. Nesta tarde, foi ainda possível conhecer o rosto de todos quantos estão envolvidos na organização deste evento a nível diocesano.
O espetáculo contou com as palavras de José Ornelas, o novo bispo da diocese de Leiria-Fátima. O prelado deixou a sua mensagem em vídeo, a partir de Roma, uma vez que se viu impedido de deixar Itália devido à covid-19. O novo bispo de Leiria-Fátima foi fortemente aplaudido no Centro Pastoral Paulo VI e deixou aos presentes uma mensagem de grande proximidade, alegria e esperança.
No final do espetáculo, a mensagem ficou clara – a próxima edição da JMJ vai realizar-se de 1 a 3 de agosto de 2023, em Lisboa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. O hino é intitulado “Há pressa no ar”. Todos os desenvolvimentos sobre este evento podem ser acompanhados através do site da Jornada Mundial da Juventude.