A 202.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) inicia na tarde desta segunda-feira, 25 de abril, e prolonga-se até ao final da manhã da próxima quinta-feira, dia 28, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima. A CEP é uma das estruturas da Igreja em Portugal, que reúne os bispos das dioceses portugueses, sendo presidida por José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima.
Existem três documentos para aprovação na assembleia. Um deles é o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, crianças e adolescentes”, outro é designado “Ministérios laicais numa Igreja ministerial”, e um último é intitulado “Instrução sobre o direito de cada pessoa a proteger a própria intimidade: aprovação das alterações”.
Entre os temas a abordar está também a “proteção de menores e adultos vulneráveis”. Vai estar ainda em análise o “Sínodo 2021-2023” e a sua “fase diocesana e da Conferência Episcopal”. Os bispos de Portugal vão ainda debruçar-se sobre a realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa, que vai acontecer pela primeira vez em Portugal no próximo ano.