A banda italiana “The Sun” está de regresso a Portugal. Neste fim de semana e no próximo, o grupo de rock vai dar um total de seis concertos. A banda atua pelas 21h30 desta sexta-feira, 29 de abril, no Auditório Paulo VI de Viana do Castelo, e no dia seguinte, sábado, 30, dá um novo concerto no Salão Paroquial de Santa Catarina da Serra (Leiria), às 17h00. A banda católica atua ainda domingo, 1 de maio, no Teatro Cinema de Ponte de Sor, também às 17h00.
O fim de semana seguinte volta a contar com três concertos, todos às 21h00. Dia 6 a banda atua no Salão Paroquial de Ribamar (Lourinhã), no dia seguinte, 7, o concerto terá lugar na Sociedade Desportiva e Recreativa de Alguber (Cadaval), e no domingo, 8, o espetáculo vai acontecer nos Salesianos de Manique (Alcabideche). Os concertos contam com entrada livre, mas o público que assim o entender, poderá deixar um donativo voluntário à banda.
O grupo nasceu em 1997 com o nome “Sun Eats Hours”, mas em 2009 alterou o seu nome para “The Sun”, depois dos membros da banda terem adotado um estilo de vida cristão e passarem a cantar as suas letras em italiano. Entre outras distinções, a banda de rock alternativo foi premiada em 2013 no Festival da Doutrina Social, em Verona (Itália), “pelo que tem feito por milhares de jovens, despertando neles a consciência de que agir ativamente pelo bem comum traz realização, alegria, dignidade ao indivíduo e à sociedade como um todo”.
Em 2016, Francesco Lorenzi, principal rosto da banda, compositor, cantor e guitarrista, recebeu a Medalha do Pontificado – Prémio do Papa Francisco, no contexto das Academias Pontifícias, “pela sua contribuição para o desenvolvimento do humanismo cristão e das suas expressões artísticas no mundo”. Em outubro do ano passado, Francesco Lorenzi participou no VII Encontro de Músicos Católicos, organizado pela Conferência Episcopal Espanhola em Burgos (Espanaha), com o seu testemunho de vida e conversão que designou “A bondade trouxe-me a casa”.