Fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário de Fátima 114 grupos de peregrinos. Entre estes, 58 grupos são de Portugal, 12 de Itália e cinco dos Estados Unidos da América. Há quatro países que se fazem representar através de quatro grupos de peregrinos cada, nomeadamente a Alemanha, Brasil, França e Espanha.
Países como a Áustria, Cabo Verde, México, Polónia, Gibraltar e Irlanda levam a Fátima dois grupos de peregrinos cada. Há ainda países que se fazem representar com um grupo de peregrinos – o Canadá, Croácia, El Salvador, Eslováquia, Filipinas, Letónia, República Dominicana, Suíça, Vietname e Malta. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, até à manhã desta quinta-feira, 12 de maio, foram atendidos no Posto de Socorros 116 peregrinos. Já o serviço de lava-pés recebeu 156 peregrinos.
Esta peregrinação “marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão, como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé”, destaca o Santuário de Fátima. “Nos últimos dois anos, devido à pandemia, não foi possível oferecer estes dois serviços por razões sanitárias, mas este ano, mantendo alguma prudência como o uso da máscara no posto de socorros e no lava-pés, o santuário e o seu grupo de voluntários já acolherá” os peregrinos. O Santuário de Fátima afirma que os serviços de acolhimento vão estar a “funcionar a 100 por cento, com programa celebrativo completo”.
Também a missa dos doentes e a vigília na noite de 12 para 13 estão de “regresso a uma certa normalidade, sem restrições na ocupação do espaço” e com as celebrações tradicionais da procissão das velas e procissão do adeus. O santuário terá no recinto de oração acolhedores para prestar auxílio aos peregrinos, entre eles, membros do Corpo Nacional de Escutas – CNE.
Também os peregrinos estrangeiros terão a oportunidade de participar nas missas celebradas nas sete línguas oficiais do Santuário de Fátima. A presidir às celebrações vai estar Edgar Peña Parra, arcebispo venezuelano com 62 anos de idade, e substituto da Secretaria de Estado do Vaticano. Todas as celebrações vão contar com transmissão em direto. A peregrinação internacional aniversária de maio decorre com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste!”