O recinto do Santuário de Fátima voltou a estar repleto de milhares de peregrinos na manhã desta sexta-feira, dia 13, no âmbito da peregrinação internacional aniversária de maio. A presidir às celebrações esteve Edgar Peña Parra, Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, que falou aos peregrinos sobre a importância da capacidade para escutar.
“Pensemos como está desvalorizada a escuta na família, no trabalho, na vida quotidiana: dizemos e amplificamos muitas palavras, movidos pela pressa de dizer ou fazer sempre qualquer coisa, esquecendo de nos dessedentarmos com calma na fonte da vida e da paz, que é o Senhor, e dedicarmos tempo às relações mais importantes, que se preservam primariamente acolhendo o outro, as suas palavras, o seu olhar”, disse o arcebispo, alertando depois para os efeitos que a capacidade de escutar podem assumir a um nível global.
“A nível internacional, pensemos como seria importante escutar as razões do outro e dar prioridade ao diálogo e à negociação, os únicos caminhos para uma paz estável e duradoura, em vez de empreender ações inspiradas pela busca gananciosa e apressada dos próprios interesses. A escuta, feita de silêncio que abre o coração, ajuda a acalmar ressentimentos e rancores e reencontrar o caminho da paz”, demonstrou o presidente das celebrações, que fez depois referência à Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa.
“A Jornada Mundial da Juventude, que se realizará neste país no próximo ano, tem como tema: ‘Maria levantou-Se e partiu apressadamente’. Queridos peregrinos de Fátima, levantemo-nos e partamos apressadamente ao encontro de quantos nos rodeiam: sonhemos com eles e, com a ajuda de Deus, não nos cansemos de construir uma Igreja com rosto jovem e belo”, e que, como disse o Papa, que “brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”.
A peregrinação internacional aniversária de maio chega ao fim esta sexta-feira. Para esta jornada, fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário de Fátima 119 grupos de peregrinos, provenientes de países como a Alemanha, Espanha e Estados Unidos da América. A peregrinação decorre com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste!”.