No norte de Moçambique, os campos de agricultores deslocados de Cabo Delgado, localizados no distrito de Mecubúri (Nampula), “já estão a produzir”, destaca a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), que acompanha esta iniciativa.
O organismo português explica que estes agricultores “se refugiaram em Nampula devido aos conflitos na província de Cabo Delgado”, e “há pouco mais de um mês”, receberam “ferramentas agrícolas, sementes e motobombas”, que lhes foram entregues pela ADPM. A associação portuguesa tinha então procedido à entrega deste material, com o objetivo de “ajudar a reforçar a capacidade de produção agrícola do distrito”.
O organismo nacional sediado em Mértola, no distrito de Beja, congratula-se com esta iniciativa, e partilha, com “grande satisfação”, o facto de os campos em Nampula estarem agora a gerar os seus “primeiros frutos”. “Juntos demos mais um passo na resposta às carências alimentares da população, trabalho que só é possível em parceria com as associações agrícolas locais, que estão muito empenhadas e são um grande exemplo de resiliência”, destaca o organismo.