Um conjunto de voluntários vão voltar a dinamizar as semanas de férias para pais de pessoas com deficiência, em Fátima, depois de um interregno de dois anos, devido à pandemia da covid-19. A proposta é intitulada “Vem para o meio: férias para pais de pessoas com deficiência”.
Conforme vem sendo habitual, a iniciativa terá lugar no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, localizado na Estrada de Minde, a três quilómetros da Rotunda Sul. Será o Santuário de Fátima a “assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes”, conforme indica o próprio templo mariano, em comunicado.
No âmbito desta dinâmica, crianças e jovens com deficiência “ficam ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores, uma vez que a proposta prevê a possibilidade de os pais das crianças e jovens acompanharem os filhos”.
Entre os dias 20 de julho e 31 de agosto terão lugar um total de cinco turnos. Cada um deles contempla uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, entre outras dinâmicas. As inscrições para voluntários e participantes decorrem até 20 de junho. Este será o 14.º ano em que o Santuário de Fátima e um grupo de voluntários vão proporcionar esta iniciativa a crianças e jovens com deficiência e seus pais.