Diversos grupos de peregrinos originários de Portugal e do estrangeiro marcaram presença na missa dominical que decorreu no recinto de oração do Santuário de Fátima, no último domingo, 22 de maio. Entre os participantes, destaque para a presença de membros da Família Salesiana, e do Grupo de Adoração Noturna de Espanha, que estiveram presentes em maior número.
No início da Eucaristia foram recordadas, de forma particular, as vítimas de um acidente com um autocarro que saiu de Guimarães, no contexto de uma peregrinação ao Santuário de Fátima, e que se despistou na manhã de sábado, dia 21, na A1, na zona da Mealhada. O despiste causou três mortos, seis feridos graves, cinco críticos e 22 ligeiros, de acordo com o INEM.
A presidir à Eucaristia esteve Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, que naquele dia celebrou as suas bodas de ouro episcopais. Uma vez na Cova da Iria, o prelado agradeceu o testemunho de fé dos três pequenos videntes, apelou à oração, de uma forma especial pela paz, pois o “mundo à conta do individualismo, procura ver o que apetece, e é isto que se vê na guerra da Ucrânia e em tantas famílias”. Assim, “rezemos pelas vocações, imitemos o Santo Padre, praticando a caridade para com todos”, apelou, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.