Crianças de todo o país refletiram sobre as suas qualidades, fizeram algo de bom por aqueles que as rodeiam e escreveram uma oração pessoal, no contexto da campanha de maio de preparação para a Peregrinação das Crianças, que levou até aos mais pequenos vários desafios e tarefas. Agora, os mais novos afluem ao Santuário de Fátima. A Peregrinação das Crianças teve início na última quinta-feira, 9 de junho, às 21h30, com uma vigília de oração, e chega ao fim pelas 15h30 desta sexta-feira, 10.
A presidir às celebrações está José Ornelas, bispo da diocese de Leiria-Fátima. O tema da Peregrinação das Crianças é uma frase de São Francisco Marto – “Gostei muito de ver Nosso Senhor” – que também dá o nome a uma encenação, que poderá ser vista na Basílica da Santíssima Trindade, às 09h30 ou às 15h00, desta sexta-feira.
Conforme é habitual, “os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no recinto de oração, durante a Missa da peregrinação e, no final, receberão uma surpresa”, refere o Santuário de Fátima, adiantando que através desta jornada pretende-se “despertar” os mais novos para a “mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos santos Francisco e Jacinta Marto”. A Peregrinação das Crianças vai agora acontecer “dois anos depois de um interregno na realização presencial”, devido à pandemia da covid-19.
Texto: Juliana Batista