A iniciativa “Rosário pela paz” reuniu milhares de fiéis de diferentes países na tarde da última terça-feira, 31 de maio. A oração foi promovida pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, por decisão do Papa Francisco. À semelhança de outros santuários de todo o mundo, Fátima rezou com o Papa pela paz e pelo fim da guerra, através de uma sessão zoom.
“Nesta tarde, ao terminar o mês que Vos é particularmente consagrado, eis-nos de novo diante de Vós, Rainha da Paz, para Vos suplicar: concedei-nos o grande dom da paz, que cesse a guerra, que já há décadas infesta em várias partes do mundo, e que agora irrompeu também no continente europeu”, referiu o Papa, no início recitação do terço, que na Cova da Iria começou com as palavras do Santo Padre, proferidas por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima.
“Hoje elevamos a Vós os nossos corações, Rainha da Paz: intercedei por nós junto do Vosso Filho, reconciliai os corações onde abunda a violência e a vingança, endireitai os pensamentos cegos pelo desejo de um enriquecimento fácil, e sobre toda a terra reine a Vossa Paz”, disse o Papa Francisco a peregrinos de todo o mundo, a quem se dirigiu através dos meios digitais. A iniciativa passou também por santuários na Ucrânia, Iraque, Síria, Barém, Coreia do Sul, Lourdes (França), Czestochowa (Polónia), Loreto (Itália), Guadalupe (México) e Knock (Irlanda), entre outros.