A imagem peregrina número 13 de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai estar na Geórgia, Azerbaijão e Arménia nos próximos meses de setembro e de outubro, depois de um adiamento devido à pandemia da covid-19. Na viagem antes agendada, estava programado um périplo da imagem pelas comunidades católicas destes três países, onde já estava em curso uma preparação para a chegada da imagem.
A preparação contemplava catequeses e celebrações sobre a mensagem de Fátima com uma intenção específica “de reconciliação e de paz”, numa “região onde permanecem congelados vários conflitos, alguns reacesos no decurso do ano passado, que ameaçam a estabilidade e a segurança de toda a região”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Para o templo mariano da Cova da Iria, esta será uma viagem “muito importante dado que se trata de uma região do continente europeu fustigada, há muitos anos, por guerras e graves crises políticas”.
Numa missiva redigida ao Santuário de Fátima, José Bettencourt, Núncio Apostólico na Geórgia e na Arménia, propõe que a imagem peregrina número 13 de Nossa Senhora de Fátima esteja de 27 de setembro a 14 de outubro na Geórgia, de 15 a 20 de outubro no Azerbaijão e de 21 a 30 de outubro na Arménia. De acordo com o representante diplomático do Santo Padre, esta será a primeira vez que a imagem se desloca a estes territórios da antiga União Soviética.