O terceiro “Colóquio Internacional Desporto, Ética e Transcendência” está a decorrer ao longo desta quinta-feira, 2 de junho, com o tema “Desporto e Ca(u)sa Comum”, no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.
A iniciativa reúne desportistas e investigadores, e vai olhar para o “desporto como modo de habitar o mundo”, sem esquecer as vivências em pandemia. O evento vai ainda debruçar-se sobre o desporto e causas sociais. Estes e outros temas serão abordados por profissionais como Nuno Santos, surfista de ondas grandes e violista, Francisca Laia, atleta olímpica em canoagem, Mónica Jorge, da Federação Portuguesa de Futebol, e Ana Bispo Ramires, do Comité Olímpico de Portugal.
O colóquio é promovido pelo Instituto de Estudos de Religião da UCP, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto e o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP-CITER). A coordenação e organização são da responsabilidade de Alfredo Teixeira (UCP-FT), Alexandre Palma (UCP-FT), João Eleutério (UCP-FT), José Lima (IPDJ).