Diversos grupos estrangeiros de peregrinos estiveram presentes na Eucaristia no recinto de oração do Santuário de Fátima, no último domingo, 3 de julho. A celebração contou com a presença de fiéis provenientes de Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Polónia, Hungria, Roménia, Croácia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Vietname e Gabão, segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Entre os fiéis portugueses estavam grupos organizados de Gavião, Vila Nova de Famalicão, paróquia de Alfena e um grupo de jovens da paróquia de Gafanha da Nazaré. Destaque ainda para a participação de elementos que integraram a Peregrinação Anual da Família Espiritana a Fátima, uma jornada que decorreu com o lema “Um nós cada vez maior”.
A presidir à celebração esteve António Marto, cardeal e bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima, que afirmou que uma Igreja missionária “é uma Igreja que promove o cuidado recíproco, a proximidade através da nossa palavra de conforto e consolação, da nossa presença e companhia, dos nossos gestos concretos de partilha, serviço e apoio, que se deixa animar pela paixão do anúncio do Evangelho”. “O anúncio do Evangelho deve ser feito com alegria e não com tristeza e amargura! Dai testemunho da alegria do Evangelho”, apelou o prelado, na conclusão da homilia.