O Consolata Museu, localizado em Fátima, acolhe agora uma nova exposição, que revela, através de uma série de fotografias, “Sorrisos, olhares e afetos” de “alguns dos utentes das cinco instituições de apoio à deficiência do concelho de Ourém”, referem os envolvidos na iniciativa, em comunicado.
A exposição é uma forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no início de dezembro, e um meio para “sensibilizar a população em geral, promover a inclusão social e valorizar o cidadão portador de deficiência na comunidade em que está inserido, bem como aproximar e partilhar com todos a força destas pessoas tão especiais, que todos os dias nos impelem a sermos melhores seres humanos”.
As fotografias em exposição retratam utentes de espaços como o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), Centro de Reabilitação e Integração Ouriense (CRIO), Centro Social da Divina Providência, Centro João Paulo II e a escola de educação especial “Os moinhos”.
A exposição é organizada pelo Grupo da Diferença e o Município de Ourém, em parceria com o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia e a sua liga de amigos. Depois de ter sido inaugurada ao final do dia de quarta-feira, 14 de dezembro, a mostra poderá ser conhecida até às 16h00 do próximo dia 10 de janeiro. O museu dos Missionários da Consolata pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos das 15h00 às 17h00.