A 40ª viagem internacional do Papa Francisco inicia esta terça-feira, 31 de janeiro, com o seu regresso ao continente africano, cumprindo assim a promessa de visitar a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul. A deslocação do Sumo Pontífice deverá prolongar-se até domingo, 5 de fevereiro.
Durante deste período, o Santo Padre deverá fazer um itinerário de 12 mil quilómetros, com quase 17 horas de voo. O programa nos dois países prevê 12 discursos e homilias, ao logo de seis dias. O Papa irá deslocar-se em carro aberto, no decorrer dos vários compromissos agendados, estando previstos encontros com representantes de instituições políticas, igrejas e sociedade civil.
De acordo com o Vaticano, o Papa Francisco vai encontrar-se com vítimas do conflito na parte oriental da República Democrática do Congo e pessoas deslocadas internamente do Sudão do Sul. Esta é quinta viagem de Francisco a África, onde já esteve em 2015, 2017 e duas vezes em 2019. Entre outras deslocações, o Papa esteve de visita a Moçambique.