Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa há precisamente dez anos, a 13 de março de 2013. A propósito da data, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitiu uma nota, intitulada “Obrigado Papa Francisco”. Através desta mensagem, a estrutura que reúne os bispos das dioceses de Portugal afirma que “saúda com alegria e agradece vivamente o ministério pastoral que o Papa Francisco foi chamado a exercer como bispo de Roma e Pastor da Igreja Universal ao longo destes dez anos”.
“Agradecemos ao Papa todo o intenso magistério que nos legou até hoje, a começar pela programática exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’ sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Outras exortações e encíclicas se seguiriam sobre a luz da fé, o amor na família, a santidade no mundo atual, os jovens, o cuidado da casa comum e a fraternidade. Sem esquecer as catequeses temáticas ao longo destes dez anos e inúmeras homilias, mensagens e cartas. Um fecundo magistério sempre em vista da renovação da Igreja, para que retome com vigor a sua essencial dimensão sinodal e missionária”, refere a CEP, voltando depois o olhar para os mais vulneráveis.
“Agradecemos ao Papa Francisco a redobrada atenção aos mais pobres, sinalizada com a celebração anual do Dia Mundial dos Pobres, a constante luta contra os abusos sexuais de menores e adultos vulneráveis na Igreja, convocando toda a Igreja para a tolerância zero, o cuidado pelos mais descartáveis, as suas viagens apostólicas sobretudo a países da periferia, o seu empenho contínuo pelo efetivo diálogo ecuménico e inter-religioso, o seu apelo e compromisso pela paz e justiça no mundo e tantas outras atitudes e gestos apontando para que a Igreja de Jesus Cristo seja autenticamente inclusiva, aberta e ‘em saída’”, adiantam os bispos, agradecendo depois as deslocações do Papa a Portugal.
“Agradecemos ao Papa Francisco a sua presença entre nós em 2017 como peregrino da paz no Centenário das Aparições em Fátima e contamos com ele em agosto próximo para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, concluem. Jorge Mario Bergoglio conta atualmente com 86 anos de idade, e é natural de Buenos Aires, na Argentina.