A Semana da Interculturalidade inicia esta segunda-feira, 3 de abril, e prolonga-se até ao próximo dia 16. Esta iniciativa é dinamizada desde 2014 pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, que explica que desta forma pretende “estimular diálogos e relacionamentos entre culturas”.
Entre os distritos envolvidos nesta semana estão Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém, Setubal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e a Região Autónoma da Madeira, que vão dinamizar um conjunto variado de ações.
Em Aveiro poderá ser conhecida a exposição “55000 quilómetros”, que reúne ilustrações sobre as vidas de migrantes, e em Beja poderão ser escutadas músicas interculturais de rua. Em Bragança estão previstas atividades e jogos com crianças sobre a interculturalidade, e em Coimbra vão decorrer conversas interculturais.
Por sua vez, Évora vai acolher uma mostra gastronómica e um convívio intercultural, e em Faro terá lugar a performance teatral “Naufrágio com espetador”. Mais detalhes sobres estas e outras iniciativas podem ser consultados online. Para a dinamização da Semana da Interculturalidade, a EAPN conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).