Carlos Cabecinhas “foi reconduzido para um novo mandato como reitor do Santuário de Fátima”, referem os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria, adiantando que o decreto de nomeação foi publicado pela diocese de Leiria-Fátima esta semana.
O religioso “exercerá as suas funções segundo a lei da Igreja e em comunhão com o bispo diocesano, com os direitos e deveres próprios do seu cargo, de acordo com os estatutos e o regulamento em vigor”, refere o documento. A nomeação “tem efeitos a partir da data deste decreto e é válida pelo período de cinco anos”, adianta o Santuário de Fátima.
O sacerdote foi nomeado, a primeira vez, em abril de 2011, substituindo Virgílio Antunes, promovido a bispo, com a atribuição da titularidade da diocese de Coimbra. Carlos Cabecinhas é doutorado em Liturgia. O religioso deu aulas na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. Aquando da deslocação de Bento XVI a Portugal, em 2010, o religioso foi diretor nacional das celebrações. A tomada de posse como reitor do Santuário de Fátima teve lugar a 11 de junho de 2011.