Foto: Santuário de Fátima

Carlos Cabecinhas “foi reconduzido para um novo mandato como reitor do Santuário de Fátima”, referem os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria, adiantando que o decreto de nomeação foi publicado pela diocese de Leiria-Fátima esta semana.

O religioso “exercerá as suas funções segundo a lei da Igreja e em comunhão com o bispo diocesano, com os direitos e deveres próprios do seu cargo, de acordo com os estatutos e o regulamento em vigor”, refere o documento. A nomeação “tem efeitos a partir da data deste decreto e é válida pelo período de cinco anos”, adianta o Santuário de Fátima.

O sacerdote foi nomeado, a primeira vez, em abril de 2011, substituindo Virgílio Antunes, promovido a bispo, com a atribuição da titularidade da diocese de Coimbra. Carlos Cabecinhas é doutorado em Liturgia. O religioso deu aulas na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. Aquando da deslocação de Bento XVI a Portugal, em 2010, o religioso foi diretor nacional das celebrações. A tomada de posse como reitor do Santuário de Fátima teve lugar a 11 de junho de 2011.