A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe o seminário ‘Tik Tak – Human Rights on Hold’, terça-feira, 30 de maio, das 09h30 às 13h30. A iniciativa vai decorrer com o tema “Fim da pandemia covid-19 e agora?”, e será uma ocasião para “abordar o impacto das medidas adotadas durante a pandemia covid-19 nos direitos humanos”, indica a Fundação Fé e Cooperação (FEC), um dos organismos envolvidos no projeto.
“Os tempos de crise constituem um terreno fértil para a restrição, ou até mesmo suspensão, dos direitos humanos e para o desrespeito da democracia e da rule of law. A pandemia covid-19, enquanto crise de saúde pública sem precedentes, revelou e acentuou desigualdades, afetando significativamente grupos vulneráveis da população. Os efeitos da covid-19 na saúde pública podem vir a ser minorados com a vacinação, mas o seu impacto a outros níveis – social, cultural, económico e político – perdurará. Neste contexto é essencial a monitorização e advocacy que preconizem uma resposta centrada nos direitos humanos, limitando as medidas que os restringem e abordando a vulnerabilidade à violação de direitos de grupos específicos.”
O seminário será também uma ocasião para assinalar o fim do projeto ‘Tik Tak – Human Rights on Hold’, que decorreu ao longo de dois anos, com o propósito de “contribuir para o reforço de competências de jovens, ONG e dos seus colaboradores, em direitos humanos, promovendo a monitorização de políticas públicas e a implementação de campanhas de sensibilização e advocacy, fundamentadas e traduzidas de forma acessível e mobilizadora”. Além da FEC, a iniciativa é também promovida pela Par – Respostas Sociais e pela Norsensus Mediaforum.