Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz em madeira e o ícone de Maria – deixam a diocese de Leria-Fátima pelas 19h00 desta quarta-feira, 31 de maio, rumando de seguida em direção à diocese de Santarém. Entre os próximos dias um e 30 de junho, os símbolos vão passar por Alcanena, Entroncamento, Tomar, Torres Novas, Almeirim, Santarém e Rio Maior.
De acordo com o Comité Organizador Diocesano de Santarém, a cruz e o ícone vão marcar presença na Praia Fluvial dos Olhos de Água, integrando as comemorações do Dia da Criança, e por diversos outros locais, incluindo o miradouro da Ermida Nossa Senhora do Pranto, em Torres Novas, estando previsto o transporte dos símbolos num trator e também sob o acompanhamento de motards.
Santarém é a vigésima diocese de Portugal a receber os símbolos da JMJ. A peregrinação nesta diocese portuguesa chega ao fim na vigararia de Rio Maior. A cruz e ícone de Maria serão entregues à diocese de Lisboa, após uma celebração na Igreja Paroquial de Alcobertas, dia 30 de junho, às 21h30. A última etapa desta peregrinação antes da JMJ em Lisboa acontece, precisamente, no Patriarcado de Lisboa, depois de ter iniciado em novembro de 2021, no Algarve.