A chegada do Papa Francisco a Portugal está prevista para as 10h00 do dia 2 de agosto, e terá lugar no Aeroporto de Figo Maduro. Em Lisboa, o Papa irá participar numa cerimónia de boas-vindas, num encontro com entidades civis e diplomáticas, e terá um encontro António Costa, primeiro-ministro de Portugal, de acordo com o programa divulgado pela Santa Sé, esta terça-feira, 6 de junho.
Prevê-se também que o Sumo Pontífice se encontre com membros do clero e dos institutos de vida consagrada, com jovens universitários, representantes de centros de assistência sociocaritativa, membros da Companhia de Jesus, estando ainda agendada uma visita à sede da organização ‘Scholas Occurentes’, em Cascais. A 5 de agosto, o Papa recitará o terço com jovens doentes, no Santuário de Fátima. Está ainda previsto que o Sumo Pontífice se reúna com vítimas de abusos sexuais, segundo anunciou Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ, citado pela agência Lusa.
O Papa estará ainda presente na cerimónia de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estando disponível para confessar alguns peregrinos, deverá almoçar com jovens, marcar presença na realização da via-sacra, presidir à Missa final da JMJ, à recitação do ângelus, e deverá também encontrar-se com os voluntários da jornada. A cerimónia de despedida, no Aeroporto de Figo Maduro, acontecerá ao final da tarde de 6 de agosto. A jornada vai decorrer com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.